Sign up to learn more, visit and buy our coffee

WildCam Gorongosa: A Ciência Cidadã no Apoio à Conservação da Natureza em Moçambique

October 14, 2015
O WildCam Gorongosa é um projecto inovador que apela à participação de cientistas cidadãos de todo o mundo (via smartphone ou computador) na recuperação em curso do Parque Nacional da Gorongosa, em Moçambique, uma das regiões de maior biodiversidade em África. Cinquenta câmaras de vigilância activadas por detecção de movimento foram colocadas nos trilhos de animais através do Parque pelos cientistas do Projecto Leões da Gorongosa. Estas câmaras captam imagens dos animais que passam por elas e estão a ajudar os cientistas a descobrir onde se concentram os leões e como se movimentam pelo parque. E não é exclusivamente o rasto dos leões que os cientistas acompanham. A informação recolhida pela WildCam Gongorosa irá lançar luz sobre o estudo dos leões, mas dará também apoio a outras investigações importantes no Parque, incluindo um estudo sobre os herbívoros.
 
Em wildcamgorongosa.org, os participantes identificam os animais em fotos captadas por câmaras de vigilância sensíveis ao movimento. A informação captada é depois enviada para cientistas no Parque Nacional da Gorongosa  (PNG) para apoio aos seus estudos. Com o elevado número de fotos, os cientistas cidadãos são uma componente essencial do projecto WildCam. Os participantes não necessitam de formação ou treino especial; o sítio Web tem uma leitura clara e é fácil e aliciante contribuir para a importante pesquisa.
 
Estas fotos nunca antes vistas proporcionam um olhar sobre as vidas dos animais no seu meio natural. Macacos-cães, elefantes e antílopes aparecem com regularidade. O que estão a fazer os animais? Estão sozinhos ou em grupo? Há algumas crias por perto? Estas são algumas das muitas perguntas a que os cientistas cidadãos da WildCam vão responder. E os participantes podem inclusivamente identificar animais que ainda ninguém viu ao vivo: a única hiena assinalada na Gorongosa nos últimos vinte anos foi vista pela primeira vez numa foto de uma câmara de vigilância.
 
A WildCam Gorongosa é uma das diversas peças que o Howard Hughes Medical Institute (HHMI) criou em apoio da série PBS sobre o PNG, «Parque da Gorongosa: O Paraíso Renasce». O HHMI também fez uma doação de 2,3 milhões de dólares por cinco anos para a construção de laboratórios e salas de aulas e para apoio da atividades educativas no Laboratório da Biodiversidade E. O. Wilson no PNG. O HHMI's BioInteractive desenvolveu o projecto WildCam Gorongosa em colaboração com o PNG e o Zooniverse, uma plataforma de ciência cidadã. Junte-se a nós. Para contribuir para o WildCam Project, inscreva-se em wildcamgorongosa.org.
 
«Wildcam Gorongosa proporciona uma excelente oportunidade a cidadãos e estudantes dos Estados Unidos e de todo o mundo para terem um vislumbre da vida selvagem africana no seu meio natural e contribuírem para o renascimento  de um lugar muito especial», observa Sean Carroll, Vice-Presidente para a Ciência e a Educação no HHMI.

 

Category: 
Park News