Sign up to learn more, visit and buy our coffee

2ª Gala Anual da Gorongosa

November 3, 2015

Na sequência da criação do Clube Empresarial da Gorongosa em 2014, realizou-se em Maputo no dia 26 de Outubro, a 2ª Gala Anual da Gorongosa. Esta Gala teve a presença de 300 convidados, entre os quais se encontravam o ministro da Terra, Ambiente e Desenvolvimento Rural, Celso Correia e o antigo Presidente Joaquim Chissano, bem como representantes diplomáticos de diversos países e muitos empresários e gestores de empresas Moçambicanas e Internacionais.

 

Da esq. para a dir.: Mateus Mutemba (Administrador do PNG), Joaquim Chissano (antigo Presidente de Moçambique), Celso Correia (Ministro da Terra, Ambiente e Desenvolvimento Rural) e Bartolomeu Soto (Director Geral da ANAC)

 
O evento, apresentado por Ângela Chin, realizou-se nas instalações do Hotel Montebelo Indy, pertencente ao grupo Visabeira, que também é concessionário do Montebelo Gorongosa Lodge & Safari, situado em Chitengo, no Parque Nacional da Gorongosa. A recepção dos convidados esteve a cargo do Grupo Timbila Muzimba, num cenário que simulava um dos famosos "bush dinner" que os turistas podem usufruir semanalmente no Parque Nacional da Gorongosa e onde não faltaram os sons do cair da noite da savana africana.
 
Nestas primeiras fotos tentamos ilustrar o ambiente que se viveu antes do início da Gala da Gorongosa
 
Alguns dos Fiscais do PNG acompanhados por Greg Carr, Presidente do Gorongosa Restoration Project
 
O ambiente de “bush dinner” recreado em Maputo
 
A sala antes do início da Gala
 
O grupo Timbila Muzimba
 
Fernando Sumbana (antigo Ministro do Turismo e da Juventude e Desportos) e Joaquim Chissano (antigo Presidente de Moçambique)
 
A sala momentos antes do início da Gala
 
O evento abriu com um forte rugido de leão, numa sala completamente às escuras e repleta de convidados, o que provocou uma forte emoção.
 
Mingas e a sua banda deleitaram a assistência com a canção "Rwadna" que se refere à degradação da natureza causada pela ganância do homem.
 
Mingas e a sua banda deleitaram a assistência com a canção "Rwadna" que se refere à degradação da natureza causada pela ganância do homem.
 
Em seguida Ângela Chin convidou o Ministro da Terra, Ambiente e Desenvolvimento Rural, Celso Correia, para o discurso inaugural da Gala.
 
Ministro Celso Correia
 
Ângela Chin
 
Seguiu-se um forte momento cultural, com um Poema Laudatório sobre a Gorongosa, da autoria de Alvim Cossa, que foi interpretado pelo próprio Alvim em Português, acompanhado em Chi-Sena pelo escritor Dany Wambire, tendo o nosso colega Tongai Castigo enriquecido o momento com as suas danças acrobáticas. 
 
Tongai Castigo, durante o Poema Laudatório à Gorongosa.
 
Alvim Cossa, autor e intérprete do Poema Laudatório da Gorongosa.
 
A equipa do Poema Laudatório da Gorongosa (da esq. para a dir.) percussionista Nando, Alvim Cossa, Tongai Castigo e Dany Wambire.
 
Chegou então o momento de "prestar contas" aos membros do Clube Empresarial da Gorongosa: o Administrador Mateus Mutemba mostrou como as contribuições financeiras dos 20 membros do Clube (que representam 9% do orçamento anual do Projecto de Restauração da Gorongosa) estão a ser aplicadas e referiu os destaques do ano de 2015.
 
Mateus Mutemba, Administrador do Parque Nacional da Gorongosa.
 
Precisamente um dos destaques foi o facto de que dois dos nossos colegas da Fiscalização, Rui Branco e Alfredo Matavele, obtiveram a licença de aviador, tendo as respectivas insígnias sido colocadas pelo Presidente do Instituto de Aviação Civil, Comandante João Abreu.
 
O Presidente do Instituto de Aviação Civil, Comandante João Abreu, coloca em Rui Branco a insígnia de piloto aviador.
 
O Presidente do Instituto de Aviação Civil, Comandante João Abreu, felicita Alfredo Matavele pela recém-colocada insígnia de piloto aviador.
 
Subiram então ao palco os Directores do PNG, Pedro Muagura (Conservação), Elizabeth Roque (Relações Comunitárias), Marc Stalmans (Serviços Científicos) e Mike Marchington (Operações e Infra-estruturas) que agradeceram em nome dos respectivos departamentos, a ajuda que têm vido a receber do Clube Empresarial da Gorongosa.
 
Da esq. para a dir.: os Directores do PNG, Pedro Muagura (Conservação), Mike Marchington (Operações e Infra-estruturas), Marc Stalmans (Serviços Científicos) e Elizabeth Roque (Relações Comunitárias), observados por Mateus Mutemba (Administrador do PNG), agradeceram em nome dos respectivos departamentos, a ajuda que têm vido a receber do Clube Empresarial da Gorongosa.
 
Novo momento cultural: a locutora Lídia Simango (em Português) e o escritor Dany Wambire (em Chi-Sena) recrearam à volta de uma fogueira "virtual" um dos Contos (tradicionais) da Gorongosa, obra recolhida e transcrita pelo nosso colega Domingos Muala.
 
Lídia Simango e Dany Wambire
 
Novo momento cultural: a locutora Lídia Simango (em Português) e o escritor Dany Wambire (em Chi-Sena) recrearam à volta de uma fogueira "virtual" um dos Contos (tradicionais) da Gorongosa, obra recolhida e transcrita pelo nosso colega Domingos Muala.
 
Depois foi a vez de Violeta Mbilane e Horácio Guimba, interpretarem o prefácio escrito por Mia Couto para o livro "Uma Janela para a Eternidade" do Prof. Edward O. Wilson.
 
Enoque Jerónimo, do Grupo Soico, em representação dos membros do Clube Empresarial da Gorongosa, explicou porque é tão importante apoiar o Projecto de Restauração da Gorongosa.
 
Nota: todos os momentos acima descritos tiveram como separadores belíssimos vídeos de curta duração, legendados em Português, extraídos da nova série de seis episódios sobre a Gorongosa, que a PBS e a Nat Geo Wild estão a divulgar por todo o mundo.
 
A primeira parte do evento fechou com mais uma actuação de Mingas e da sua banda, desta vez com a canção "Nengele", um hino à chuva e às suas benesses: alimentação do curso dos rios e a produção de alimentos agrícolas.
 
A segunda parte da Gala da Gorongosa iniciou com um sorteio de um fim-de-semana no Parque Nacional da Gorongosa.
 
Momento da extracção do sorteado com um fim-de-semana no Parque Nacional da Gorongosa. 
 
Ângela Chin e Elizabeth Roque anunciam o feliz comtemplado com um fim-de-semana no Parque Nacional da Gorongosa.
 
Mário Vinga, manifesta a sua alegria por ter sido contemplado com um fim-de-semana no Parque Nacional da Gorongosa.
 
Ângela Chin, Mateus Mutemba, Bernardo Beca Jofrisse e Greg Carr, momentos antes da entrega do prémio de Melhor Colaborador do Parque Nacional da Gorongosa. 
 
Greg Carr e Antónia Ferrão, a quem foi atribuído o prémio de Melhor Colaborador do Parque Nacional da Gorongosa.
 
Mateus Mutemba e Jorge Nginga, a quem foi atribuído o prémio de Melhor Fiscal do Parque Nacional da Gorongosa. 
 
António Branco e Miguel Chaves, a quem foi atribuído o prémio de Melhor Amigo do Parque Nacional da Gorongosa.
 
Bartolomeu Soto e Roberto Zolho, a quem foi atribuído o prémio de Herói da Conservação do Parque Nacional da Gorongosa.
 
Antigo Presidente Joaquim Chissano e Bartolomeu Soto, a quem foi atribuído o prémio de Liderança na Conservação. 
 
Ministro Celso Correia e Paulo Majacunene, a quem foi atribuído o prémio de Herói da Conservação do Parque Nacional da Gorongosa.
 
 Ministro Celso Correia convida Greg Carr para uma justa e singela homenagem em palco.
 
Bernardo Beca Jofrisse (Comité de Supervisão do PNG), Paulo Majacunene (Herói da Conservação) e Mateus Mutemba (Administrador do PNG).
 
E a Gala da Gorongosa está prestes a chegar ao fim e portanto é tempo para brindar e desejar uma longa vida ao Parque Nacional da Gorongosa. 
 
Brinde em honra do Parque Nacional da Gorongosa proposto pelo Ministro da Terra, Ambiente e Desenvolvimento Rural, Celso Correia.
 
Diversas personalidades, incluindo o antigo Ministro Fernando Sumbana e o antigo Presidente Joaquim Chissano brindam em honra do Parque Nacional da Gorongosa
 
Mateus Mutemba, Bartolomeu Soto e Greg Carr durante o brinde em honra do Parque Nacional da Gorongosa.
 
 
Mingas em dois momentos das suas actuações nos momentos finais da Gala da Gorongosa.
 
 
 
Mingas e Sandy Patton emocionaram todos os que assistiram aos momentos finais da Gala da Gorongosa.
 
 
A habitual foto de família “Gorongosiana”
 
 
 
 
 
 
 
Mingas e Sandy Patton emocionaram todos os que assistiram aos momentos finais da Gala da Gorongosa.
 
 
A habitual foto de família “Gorongosiana”
 
 
 
 
 
 
 
Mingas e Sandy Patton emocionaram todos os que assistiram aos momentos finais da Gala da Gorongosa.
 
 
A habitual foto de família “Gorongosiana”
 
 
 
 
 
 
 
Mingas e Sandy Patton emocionaram todos os que assistiram aos momentos finais da Gala da Gorongosa.
 
 
A habitual foto de família “Gorongosiana”
 
 
 
 
 
 
 
Mingas e Sandy Patton emocionaram todos os que assistiram aos momentos finais da Gala da Gorongosa.
 
 
A habitual foto de família “Gorongosiana”
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Category: 
Park News