Sign up to learn more, visit and buy our coffee

1ª Gala Anual da Gorongosa

December 20, 2014
Na sequência da criação do Clube Empresarial da Gorongosa realizou-se em Maputo no dia 27 de Novembro, a 1ª Gala Anual da Gorongosa.
Esta Gala teve a presença de 180 convidados, entre os quais se encontravam os ministros do Turismo, Carvalho Muária e da Juventude e Desportos, Fernando Sumbana, representantes diplomáticos de diversos países e muitos empresários e gestores de empresas Moçambicanas e Internacionais.
 
O evento, apresentado por Celso Domingos, realizou-se nas instalações do Hotel Indy Village, pertencente ao grupo Visabeira, que também é concessionário do Montebelo Gorongosa Lodge & Safari, situado em Chitengo, no Parque Nacional da Gorongosa.
 
A recepção dos convidados esteve a cargo do Grupo Chibango, da Vila da Gorongosa, que a todos encantou com as suas danças tradicionais.
 
 
Deu-se início à Gala, com um momento musical nunca visto e que a todos emocionou: os Fiscais da Gorongosa cantaram com a cantora lírica Stella Mendonça, canções sobre a conservação e o combate à caça furtiva, testemunhando que estão prontos para dar a vida pela preservação da fauna e da flora do Parque Nacional da Gorongosa.
 
Fiscais Cantores do PNG e a cantora lírica Stella Mendonça
 
 
Durante a Gala da Gorongosa, na sequência de diversos vídeos de curta duração que ilustraram os esforços que têm vindo a ser desenvolvidos nas áreas do Turismo, da Conservação, das Relações Comunitárias e da Ciência, diversas individualidades tiveram oportunidade de tecer considerações sobre o Parque Nacional da Gorongosa e o Projecto de Restauração em curso.
 
Ministro do Turismo, Carvalho Muária
 
Administrador do PNG, Mateus Mutemba
 
Directora de Relações Comunitárias do PNG, Elizabeth Roque
 
Veterinário do PNG, Rui Branco
 
Administrador da CDM, em representação dos membros do Clube Empresarial da Gorongosa, José Moreira.
 
Durante a Gala da Gorongosa houve oportunidade para um momento poético-musical de rara beleza: a menina Laurein Lucas leu um poema que em seguida foi interpretado, com acompanhamento de piano, pela cantora lírica Stella Mendonça.
 
 
A menina Laurein Lucas no momento da leitura do poema
 
Poema: Tomem conta deste Parque (adaptado de Alan Jay Lerner)
Música de Leonard Bernstein
 
Tomem conta deste Parque
 
Protejam-no do mal.
Se os bandidos entrarem soem o alarme.
Preocupem-se com este Parque.
Dêem-lhe brilho à mão
e mantenham-no tão limpo
que o brilho possa ser visto por todo o mundo.
 
Tenham cuidado à noite,
 
verifiquem todas as portas.
Se alguém tiver um sonho
o sonho será vosso.
Tomem conta deste Parque.
Estejam sempre em guarda
porque este Parque é a casa de todos nós.
 
A menina Laurein Lucas e a cantora lírica Stella Mendonça
 
Um grande momento da Gala da Gorongosa, que a todos emocionou: as cantoras líricas Moçambicanas, Sónia Mocumbi e Stella Mendonça interpretaram a famosa ária "Barcarola" (Belle nuit, ô nuit d'amour) da ópera "Os Contos de Hoffmann" de Jacques Offenbach.
 
 
Podem ver aqui esta ária interpretada pela duas cantoras para um belo spot promocional sobre Moçambique:
 
As cantoras líricas Sónia Mocumbi e Stella Mendonça
 
 
Um dos grandes momentos da Gala da Gorongosa consistiu na atribuição de prémios. O primeiro prémio atribuído foi o de "Melhor Jovem Cientista da Gorongosa (2014)".
 
Greg Carr, Presidente do "Gorongosa Restoration Project" entregou o prémio ao nosso colega Ricardo Guta, que se juntou à equipa do Departamento de Serviços Científicos do PNG em 2013.
 
 
Eis as palavras com que Greg Carr justificou a atribuição do prémio:
 
"O que define um cientista? Conhecer profundamente o seu objecto de estudo é claramente fundamental. Mas ainda mais importante é possuir curiosidade e paixão.
 
Quando conhecemos o Ricardo Guta ele já mostrava possuir estas características. Ele prometia vir a ser um dia um dos membros da nova geração de biólogos Moçambicanos. No último ano o Ricardo provou que as nossas expectativas tinham razão de ser. Ele tem sob a sua responsabilidade a colecção de insectos da Gorongosa. Ele gosta de estar no terreno a recolher insectos que depois identifica de forma expedita. O Ricardo gosta também de partilhar os seus conhecimentos com os visitantes do Laboratório e é um excelente modelo a seguir pelos estudantes mais jovens. É com muito prazer que nomeamos o Ricardo para que lhe seja atribuído o prémio de Melhor Jovem Cientista da Gorongosa (2014)."
 
Greg Carr entrega o prémio a Ricardo Guta
 
Ricardo Guta "Melhor Jovem Cientista da Gorongosa (2014)"
 
Mateus Mutemba, Administrador do Parque Nacional da Gorongosa entregou o prémio "Melhor Fiscal da Gorongosa (2014)" ao nosso colega Daniel Mavaneco, que se juntou à equipa do Departamento de Conservação do PNG em 2005.
 
 
O Fiscal Daniel Mavaneco é um exemplo de bravura e dedicação à causa da defesa da fauna e da flora do PNG e entre as suas proezas contam-de dois casos que foram salientados pelo Administrador do PNG:
- durante uma patrulha a pé no Parque, foi atacado por um leão e o Daniel Mavaneco, graças à sua experiência e sangue-frio conseguiu libertar-se das garras do mesmo;
- numa situação de encontro de "primeiro grau" do jipe en que seguia com um elefante agressivo, agiu de forma serena e afugentou o elefante, garantindo desta forma que todos os ocupantes do jipe ficassem incólumes.
 

Daniel Mavaneco, vencedor do prémio "Melhor Fiscal da Gorongosa (2014)" exibe as marcas que as garras e os dentes do leão lhe deixaram no braço.
 
 
Mateus Mutemba, Administrador do NG, entrega o prémio "Melhor Fiscal da Gorongosa (2014)" ao nosso colega Daniel Mavaneco.
 
Fernando Sumbana, Ministro da Juventude e Desportos de Moçambique entregou o prémio "Melhor Amigo da Gorongosa (2014)" ao empresário António Branco, Presidente da Tecnel SA, grupo de companhias Moçambicanas 100% privadas e que anteriormente exerceu várias funções governamentais, tendo sido o Ministro da Indústria e Energia do Governo de Moçambique na década de 80.
 
 

O empresário António Branco foi igualmente o Presidente da SGDRN, uma organização não-governamental e uma parceria entre entidades privadas e o Governo de Moçambique para a gestão da Reserva do Niassa e tem sido um defensor incansável da causa da conservação da natureza.

A sua empresa Tecnel Services foi a primeira a aderir ao Clube Empresarial da Gorongosa e o António Branco é uma visita regular do Parque Nacional da Gorongosa e tem dado um apoio inestimável ao Projecto de Restauração da Gorongosa.

 

 

Carvalho Muária, Ministro do Turismo de Moçambique entregou mais um prémio "Herói da Conservação da Gorongosa (2014) a Baldeu Chande, actual administrador do Parque Nacional das Quirimbas.

 

 

Baldeu Chande foi Administrador dos Parques Nacionais do Limpopo e da Gorongosa e da Reserva Nacional do Niassa, e liderou a equipa que reabriu o Parque Nacional da Gorongosa após a assinatura do Acordo de Paz de 1992. Trabalhou na Reserva de Búfalos do Marromeu e foi ainda Director e Instrutor da Escola de Formação em Fauna Bravia, Coordenador adjunto da Operação Búfalo e também Chefe do Departamento de Utilização de Fauna Bravia numa empresa Estatal, tendo sido formado em Fauna Bravia no Centro de Formação do Parque Nacional da Gorongosa, em 1978.

Baldeu Chande tem feito a diferença pela positiva, na Conservação e no Desenvolvimento Comunitário das comunidades de Moçambique e desde sempre trabalhou de forma muito chegada com comunidades rurais, procurando encontrar formas de as integrar nos programas de Conservação de Fauna Bravia.

 

Um efeito visual curioso provocado pelo "slide-show" que estava a ser projectado durante a cerimónia de atribuição do prémio de “Herói da Conservação da Gorongosa (2014)" a Baldeu Chande, em que até os elefantes parecem manifestar o seu acordo com esta homenagem

 

Durante a Gala da Gorongosa foram testadas as capacidades auditivas e os conhecimentos faunísticos dos participantes, que tinham de associar um som da selva com o respectivo animal.

 

 

 
A convite de celso Domingos, Stella Mendonça extraiu o boletim de participação preenchido por Carlos Tibana, o feliz contemplado com um fim-de-semana para duas pessoas no Parque Nacional da Gorongosa.
 
 
A Gala da Gorongosa terminou em beleza, com um brinde à saúde do Parque Nacional da Gorongosa e ao recém-criado Clube Empresarial da Gorongosa.
 
Mateus Mutemba (Administrador do PNG), Carvalho Muária (Ministro do Turismo) e Fernando Sumbana (Ministro da Juventude e Desportos) brindam à Gorongosa!
 
Mateus Mutemba (PNG), Pedro Muagura (PNG), Bartolomeu Soto (ANAC) e Afonso Madope (ANAC) brindam à saúde da Gorongosa
 
No final da Gala da Gorongosa tiveram lugar as "fotos de família" como é de praxe!
 
Bartolomeu Soto (ANAC), Carvalho Muária (Ministro do Turismo), o conhecido músico Stewart Sukuma, Mateus Mutemba (Administrador do PNG) e Bernardo Beca Jofrisse (Comité de Supervisão do PNG)
 
Membros da equipa do PNG e alguns dos convidados que participaram na Gala da Gorongosa exibem a sua satisfação pelo sucesso do evento.
 

 

Category: 
Park News
Blog Tags: