Parque Nacional da Gorongosa contribui para conclusão de Escola Primária em Sadjungira, na Serra da Gorongosa

June 27, 2013

Foi recentemente assinado, na sede da Administração do Distrito de Gorongosa, um Memorando de Entendimento entre o Parque Nacional da Gorongosa-PNG e a Associação de Ajuda Cristã-AAC, uma ONG nacional sedeada na cidade da Beira e que trabalha nos sectores de educação e desenvolvimento comunitário em Gorongosa. O Memorando visa a conclusão das obras duma escola primária completa (EPC) sita no regulado de Sadjungira, Posto Administrativo de Vunduzi.

 

Foto: Administrador do PNG, Mateus Mutemba, Administrador do Distrito da Gorongosa, Paulo Majacunene e Secretário Executivo da AAC, Inocêncio Melo (da esq. para a dir.)

 

A cerimónia de assinatura foi testemunhada pelo administrador do distrito da Gorongosa, Paulo Majacunene, e por membros do Governo Distrital, do Comité de gestão dos Recursos Naturais da Comunidade de Sadjungira, e por membros da equipa de gestão do PNG. O memorando estabelece os termos da comparticipação financeira do PNG para a conclusão pela AAC das obras de construção da Escola Primária Completa de Vundúzi, sita no sopé da Serra da Gorongosa, zona tampão do Parque Nacional da Gorongosa.

 

No total serão desembolsados pelo PNG, em duas prestações, USD 8.000,00 (oito mil dólares americanos), destinados especificamente para a conclusão dos trabalhos de produção e colocação de casquilhos, aquisição de vidros e rede para 2 salas de aulas e bloco administrativo e finalização do trabalho do chão e pintura para 4 salas de aulas e bloco administrativo e cobertura dos custos de monitoria. Aquela obra, iniciada com o apoio de uma ONG internacional havia ficado interrompida por exiguidade de fundos por parte da ONG nacional implementadora do projecto, a AAC. A acompanhar o acto da assinatura o administrador do PNG fez a entrega do comprovativo do depósito de USD 4000,00 referentes à primeira prestação da contribuição.

 

No seu discurso, o Administrador do PNG, Mateus Mutemba, apresentou um breve historial das negociações havidas entre o PNG e AAC, e enalteceu o papel do governo distrital no acompanhamento de todo o processo de negociação e implementação das obras. Disse também que com este gesto, o PNG pretende contribuir para os objectivos da política do governo no sector da educação, nomeadamente o alargamento da rede escolar e o melhoramento das condições de ensino e aprendizagem. Reafirmou na ocasião o compromisso do PNG para com o desenvolvimento humano das comunidades da Zona Tampão do Parque de que a Serra é parte integrante.

 

Por sua vez, o secretário executivo da AAC, Inocêncio Melo, agradeceu o gesto do PNG, considerou ser uma mais valia para o distrito e assegurou que os valores a serem disponibilizados serão criteriosamente usados de acordo com o estabelecido nas cláusulas do memorando assinado. Pediu ao governo distrital concretamente ao Serviço Distrital de Educação, Juventude e Tecnologia a colaborar na fiscalização do decurso das obras, de modo que num futuro breve a escola esteja pronta a ser inaugurada.

 

Foto: O Administrador do PNG e o Secretário Executivo da AAC exibem o Memorando de Entendimento que previamente assinaram, sob o olhar atento do Administrador do Distrito da Gorongosa

 

Chamado a intervir em representação da comunidade, o presidente do Comité de Gestão de Recursos Naturais de Sadjunjira, Nguinho Bartolomeu Jambo, agradeceu o gesto, afirmando que a conclusão da escola vai reforçar no seio da comunidade, a mensagem sobre os benefícios que a preservação do ambiente traz. Afirmou ser importante que a comunidade tenha um exemplo vivo das vantagens da existência do parque.

 

Ao encerrar a cerimónia, o administrador do distrito, chamou atenção aos líderes comunitários presentes, no sentido de continuarem a sensibilizar as comunidades nos esforços da preservação do meio ambiente e uso sustentável dos recursos naturais. Sublinhou a importância de se entender a relação que existe entre a preservação do ambiente por parte das comunidades, as receitas do Parque e os benefícios que fluem para a comunidade. O Administrador do Distrito de Gorongosa apelou ao empreeteiro de modo a trabalhar com seriedade para garantir que as obras estejam concluídas e as novas salas possam ser usadas durante os exames finais deste ano. Frisou também que é objectivo do Governo Distrital introduzir o nível secundário naquela zona e aquela infraestrutura será utilizada para o efeito.

 

Foto: "Foto de família” de todos participantes neste encontro que teve lugar na Vila da Gorongosa.

 

Category: 
Park News